Expoconquista 2012

28 de março de 2012

A 46ª edição da Expoconquista – Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Vitória da Conquista – foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira, 23, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. O evento, já consolidado como um dos mais tradicionais do agronegócio baiano, será realizado entre os dias 24 e 1º de abril.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades, expositores, parceiros e diretores da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), da Associação dos Cafeicultores de Conquista (Asccon) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), instituições realizadoras do evento. “Teremos bastantes novidades este ano. Na área de cursos, treinamentos epalestras, vamos ter, por exemplo, o seminário sobre identificação geográfica, que vai ser um grande marco, pois debateremos sobre a criação da identificação geográfica do café da região Sudoeste”, contou o presidente da Coopmac, Claudionor Dutra.

Durante a abertura oficial, produtores e algumas personalidades receberam placas de homenagens pelas contribuições prestadas para a realização do evento. Entre os homenageados estavam a criadora de gado Gir, Maria Franco Rodrigues, o presidente do Núcleo Mangalarga Marchador, Carlos Henrique Pereira, e o criador do gado Tabapuã, Eustáquio Coelho Lima, que foi representado pela nora, Naiara Souza. “Fiquei honrada com a homenagem vinda desse evento que para mim tem uma importância enorme”, contou Maria Franco.

Negócios – Cerca de R$ 100 milhões em negócios e um público estimado em mais de 230 mil pessoas é o que se espera neste ano durante a 46ª Expoconquista. Para isso, em todo o parque de exposições foram montados 650 estantes com máquinas, equipamentos, produtos agropecuários, móveis, máquinas para construção civil, aviação, automóveis, entre diversos outros.

Na Feira Coopmac/Sebrae, além dos estandes como os de confecções, acessórios, calçados e serviços, foram montados também, auditórios para a realização de eventos gratuitos como minicursos, palestras, workshops e oficinas práticas. “Nossa expectativa é capacitar 7.500 pessoas e promover 86 eventos durante a exposição”, informou o gerente regional do Sebrae, Cláudio Cardoso.

Para o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Paulo Roberto Pinto, esses espaços fomentadores de novos conhecimentos presentes na Expoconquista são fundamentais para as atividades acadêmicas de extensão da instituição. “É um evento tradicional importantíssimo e que já está fixado no calendário da cidade”, acrescentou o reitor.

O sucesso em cada edição da Expoconquista, conforme relatou Claudionor Dutra, deve-se as parcerias e os apoios de produtores empresários, universidades e órgãos públicos, a exemplo da Prefeitura Municipal. De acordo com o prefeito, Guilherme Menezes, essa parceria já é uma tradição. “Todo ano a Prefeitura, com muita honra, é parceira no sentido de preparar o cenário para a exposição com limpeza, iluminação, além da própria participação com a montagem dos estantes que apresentam os serviços que são oferecidos pelo Governo Municipal. Acredito que esse é um evento extremamente importante, pois mobiliza recursos em um espaço democrático, onde microempreendedores, artesãos e pessoas ligadas à economia solidária ficam integrados com grandes expositores”, destacou.

Serviços – A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista estará presente durante toda a realização da Expoconquista 2012 com um estande montado à frente da Feira Coopmac/Sebrae. Nele, a população encontrará diversos serviços oferecidos pelas secretarias municipais.

O Centro de Atenção e Apoio à Vida, o Programa de Tuberculose, o Programa de Combate à Dengue e o Centro Regional de Saúde ao Trabalhador/Cerest atuarão alertando a população sobre doenças e formas de prevenção.

A partir das 15h, deste sábado, 24, a Secretaria do Meio Ambiente promoverá a Eletrotroca, ação socioambiental cujo objetivo é promover a troca de materiais eletroeletrônicos inutilizados, como pilhas e baterias, por mudas de plantas nativas da região. Também será apresentado aos visitantes o trabalho realizado pelo Módulo de Educação Ambiental e pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres/Cetas.

A Secretaria de Educação, por sua vez, apresentará ao público o uniforme inteligente com chip. Durante a exposição, educadores vão explicar como funciona o serviço que beneficiará mais de 20 mil alunos, informando aos pais ou responsáveis o horário exato de entrada e saída da escola. Projetos pedagógicos e reforma, ampliação e construção de creches e escolas também serão mostrados ao público através de um telão.

Uma equipe de abordagem do Centro de Referência Especializado de Assistência Social/ Creas Pop Criança e Adolescente também estará presente durante todos os dias da Expoconquista.

Economia Solidária – O Governo Municipal também participará da exposição com a Feira de Economia Solidária, da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ADTR. Mais de 70 estantes foram montados no espaço da Expoconquista para que 230 empreendedores possam comercializar os seus mais variados produtos, como doces, chocolates, sucos e produtos artesanais, como crochê, tricô e biscuit.

Convênio – Outra importante forma de participação do Governo Municipal, em parceria com o Banco do Brasil e com a empresa E2 Engenharia, trará um benefício permanente para centenas de famílias conquistenses. Na noite deste sábado, 24, será assinado um convênio para a construção de 500 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. As casas serão construídas na região do bairro Campinhos.

fonte: http://www.pmvc.com.br